Abrindo...

Reflexão coletiva



Aconteceu, no auditório do colégio, um momento coletivo com as turmas do Fundamental II, cujo objetivo foi lançar um olhar crítico, sobre os acontecimentos que envolveram a empresa Samarco e o desastre ambiental advindo do rompimento da barragem de Fundão.

Para que essa reflexão fosse possível, os alunos assistiram ao filme brasileiro: Narradores de Javé, que retrata a saga dos moradores de um povoado do interior baiano, condenado ao desaparecimento pela construção de uma hidrelétrica. A partir de seu enredo,  traçou-se  um paralelo entre a realidade atual e as várias disciplinas curriculares.

A relação do filme com o contexto vivenciado foi amplamente discutida nessa mesa-redonda interdisciplinar que os professores do ensino Fundamental II decidiram fazer, abordando temáticas que passam pela memória cultural, identidade individual e coletiva, questões ambientais, capitalismo, marginalização social e solidariedade.
 Assim sendo, a professora Gláucia, de biologia, explicou sobre o funcionamento das barragens, o professor Luiz, de história, dissertou sobre memória e identidade e Irmã Andrea, coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa, fez alguns apontamentos sobre o contexto do filme e toda a situação vivenciada, à luz do Evangelho.

Os alunos participaram, ativamente, e enriqueceram o encontro coletivo com perguntas, as quais retomaram, em diversos momentos, os conteúdos trabalhados ao longo do ano.
Veja mais fotos em nossa página do Facebook



notícias 7814264836163723465

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Notícias por E-mail

ADS

Notícias Populares